Como acabar com a irritação na pele após a depilação?

Tempo de leitura: 6 minutos

Para quem tem a pele sensível, depilar é sempre um incômodo. Afinal, os métodos tradicionais como a lâmina, cremes depilatórios e a cera geralmente causam irritação na pele.

Ao remover os pelos, estas técnicas podem ferir a pele e inflamar o folículo, principalmente se o pelo for cortado ou arrancado em sentido contrário ao de seu crescimento. No caso dos cremes depilatórios ainda tem-se um agravante: os compostos químicos da fórmula são bastante agressivos à pele.

Mas como não é possível ficar sem depilar, uma boa ideia é adotar diferentes cuidados com a pele após a depilação. Então confira neste artigo dicas simples para diminuir a irritação na pele e aproveite para conhecer a depilação a laser, o método que remove os pelos e ainda protege a sua pele.

Dicas para diminuir a irritação pós-depilação

Evite desodorantes com álcool e alumínio

É bem comum depilar as axilas com a lâmina. Porém, este método pode criar pequenos cortes que servem de entrada para o alumínio do antitranspirante. Além de obstruir os poros por onde é eliminado o suor, o alumínio é tóxico para o organismo humano.

É por isso que os antitranspirantes, quando utilizados em uma pele que acabou de ser depilada, podem causar irritação e até inflamação. Já o álcool presente em boa parte dos desodorantes, resseca a pele e a deixa mais propensa à irritação.

Diante destas várias agressões, o seu corpo entende que precisa criar defesas. E produzir mais melanina (criando manchas escuras) é uma das estratégias do corpo para proteger a pele. Então as axilas podem ficar escuras depois que a inflamação passar.

Dessa forma, evite utilizar desodorantes e antitranspirantes que contenham álcool e alumínio, após a depilação das axilas. Uma boa opção são as versões hipoalérgicas e desodorantes em pomadas.

Faça compressas frias

A irritação e a vermelhidão da pele são resultantes de um processo inflamatório, causado pela agressão da depilação. Por outro lado, as compressas frias diminuem a inflamação no local, trazendo uma sensação de frescor e reduzindo também a irritação na pele.

Então você pode usar na região depilada, uma bolsa de compressa fria ou cubos de gelo envolvidos por um tecido. E como não se trata de uma lesão, não é preciso ficar muito tempo com a compressa: 5 a 10 minutos já são suficientes.

Hidrate com cremes e géis calmantes à base de aloe vera

A aloe vera presente na babosa é uma grande aliada da pele, pois possui propriedades cicatrizante e hidratante. Portanto, cremes e géis calmantes à base de aloe vera ou a própria aloe vera natural ajudam a hidratar e a recuperar a pele depilada.

Evite a exposição ao sol e use protetor solar

Após a depilação, a pele fica bem mais frágil. Então é muito importante usar protetor solar com fator mínimo de 30 FPS e evitar a exposição ao sol.

Faça esfoliação seguida de hidratação

Quem utiliza cera e tem a pele sensível já sabe que sairá da sessão com a pele empolada, cheia de bolinhas vermelhas. Sem falar nos pelos encravados, que podem ficar mais inflamados e doloridos.

Então uma dica para reduzir esta irritação e os pelos encravados é fazer esfoliação uma semana após o dia da depilação. Em seguida, usar um hidratante. O hidratante ajudará a pele a se recuperar.

Faça compressas com chá de camomila

O chá de camomila é ótimo para acalmar a pele e diminuir a vermelhidão. Então depois de fazer o chá, espere esfriar e coloque em uma forminha de gelo. Assim você terá cubinhos de chá de camomila, para utilizar da mesma maneira que uma compressa fria.

Não se esqueça de envolvê-los com tecido, para não queimar a pele com a baixa temperatura. Outra forma é molhar algodão no chá de camomila frio e deixá-lo sobre a pele.

Troque o método de depilação

Embora os cuidados pós-depilação ajudem a diminuir a irritação da pele e a hidratá-la, o principal problema é que esta situação sempre se repete. Toda vez que usar a lâmina, creme depilatório ou cera, sua pele passará pelo mesmo processo agressivo.

E outro efeito indesejado é o escurecimento da pele, que se intensifica com a frequência de depilação. Além disso, com a pressa do dia a dia, nem sempre sobra tempo para fazer cada um dos cuidados com pele após a depilação.

Mas existe uma alternativa super eficiente na eliminação de pelos e que, ao mesmo tempo, protege a sua pele: a depilação a laser. Saiba mais a seguir.

Quer acabar de vez com a irritação? Depilação a laser é a solução!

A depilação a laser é um método de depilação, que elimina os pelos utilizando uma luz de baixa energia. Aqui na TopLaser, utilizamos o moderno laser Alexandrite, que emite uma luz de 755 nm, específica para atingir a melanina.

Quando o laser é absorvido pela melanina, ocorre uma aumento de temperatura no folículo piloso. E este aquecimento mata as células responsáveis pelo crescimento do pelo, chamadas de células germinativas. Assim, impedimos que o pelo cresça novamente e você fica livre de pelos por um bom tempo! Dica: se os pelos não nascem mais, isso significa que sua pele não terá mais pelos encravados também!

Quanto a questão da irritação, a depilação a laser não arranca nem corta os pelos. Logo, o laser não provoca as agressões típicas da lâmina e da cera.

Outro ponto vantajoso é que na depilação a laser você não precisa fazer sessões com frequência. Pelo contrário, o intervalo entre cada sessão pode variar de 45 a 60 dias, dependendo da região a ser depilada. Com um intervalo bem maior que a lâmina e a cera, sua pele fica protegida por mais tempo, até que você tenha concluído o tratamento com as 10 sessões e eliminado de 85% a 100% dos pelos.

E aqui na TopLaser ainda temos uma proteção adicional para a sua pele: o laser Alexandrite libera um gás gelado, alguns segundos antes de disparar o laser. Desse modo, o gás frio protege a sua pele e evita o aquecimento excessivo.

Queremos te convidar para conhecer as maravilhas que a depilação a laser pode fazer por você! Aqui na TopLaser, oferecemos uma avaliação completamente gratuita, para você tirar todas as suas dúvidas. Então aproveite e agende agora o seu horário. Basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário que nossa equipe entrará em contato para marcar a sua avaliação. #VemSerTop

Quero Agendar Minha Avaliação Gratuita!
arrow