Depilação a laser causa câncer?

Tempo de leitura: 7 minutos

Por acaso você sonha em ter a pele livre de pelos, mas morre de medo de fazer a depilação a laser? Então saiba que este é um receio comum tanto de mulheres quanto de homens. Muitos de nossos clientes demonstram essa preocupação no início. Porém, depois que mostramos todo o conforto e segurança da depilação a laser realizada aqui na TopLaser, o medo acaba e podemos começar esse tratamento maravilhoso.

Parte do medo da depilação a laser surge da preocupação se o procedimento causa câncer ou se pode manchar a pele. Só de falar em laser, já parece que a técnica é agressiva. E você tem toda razão em procurar mais informações antes de fazer a sua escolha. Mas como você verá neste artigo, a depilação a laser não causa nenhum tipo de câncer. Em vista disso, preparamos este artigo para mostrar o que é mito e o que é verdade sobre os riscos do laser. Confira a seguir.

O que realmente causa o câncer?

Talvez você esteja se perguntando se o laser usado na depilação é cancerígeno assim como as câmaras de bronzeamento. Já foi comprovado por vários trabalhos científicos que a luz ultravioleta causa danos ao material genético e pode levar ao desenvolvimento de tumores e células cancerígenas. No entanto, existe uma diferença muito importante: a depilação a laser não utiliza luz ultravioleta.

A luz ultravioleta (UV), utilizada nas câmaras de bronzeamento e presente também na luz do sol, compreende um espectro de ondas entre 100 a 400 nm. Este tipo de luz é altamente prejudicial ao corpo humano, porque possui muita energia, capaz de alterar o material genético de células e levar ao câncer de pele, por exemplo.

Exposição ao sol

Assim, recomenda-se o uso do protetor solar, principalmente quando você for passar longos períodos ao sol. Usar protetor em um dia na praia ou na piscina te protege contra a luz UV e ajuda a prevenir o câncer de pele. Mas a prevenção não para por aí. Se você caminha ou faz algum outro exercício ao ar livre, é essencial já sair de casa usando protetor solar. Além disso, o protetor tem um bônus: desacelera o envelhecimento, deixando aquele aspecto lindo de pele bem cuidada!

Bronzeamento artificial

Quanto às câmaras de bronzeamento, estas são proibidas no Brasil pela Anvisa, desde 2009. A própria OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que estas câmaras são cancerígenas. Além disso, existem vários estudos comprovando que o bronzeamento artificial aumenta as chances de desenvolver diferentes tipos de câncer de pele, inclusive o temido melanoma. Isto se deve ao fato de que as câmaras emitem uma quantidade muito maior de luz UV que os raios solares. Logo, se trata de um procedimento que realmente coloca em risco a saúde de quem o utiliza.

A luz da depilação a laser é cancerígena?

Apesar de existirem diferentes tipos de laser, todos eles emitem luz com comprimento de onda muito maior que a luz UV. Os equipamentos de depilação a laser trabalham com ondas de 700 nm para cima. Então a regra funciona mais ou menos assim: quanto maior o comprimento de onda, menor a quantidade de energia que a luz carrega. Portanto, o laser usado na depilação possui uma energia muito mais baixa que a luz UV.

Embora o laser tenha se tornado popular nos últimos anos, ele já é utilizado para eliminação de pelos há mais de 20 anos. Em todo esse período, vários estudos científicos foram realizados e até hoje não foi encontrado nenhum indício de formação de células cancerígenas devido ao laser. Dessa maneira, a luz da depilação a laser não é cancerígena.

Mas como o laser elimina os pelos então?

Aqui na TopLaser, utilizamos o laser Alexandrite, que emite uma luz de 755 nm. Este comprimento de onda é específico para atingir a melanina presente no folículo piloso. Quando a melanina absorve o laser, ocorre aquecimento. Então o aumento da temperatura mata as células responsáveis pelo crescimento do pelo, chamadas de células germinativas. Como consequência, o pelo não nasce novamente. Ou seja, o laser Alexandrite elimina os pelos por meio de aquecimento. E como este aparelho emite uma luz de baixa energia, a depilação a laser não causa dano algum ao material genético das células da pele.

Pode existir riscos com a depilação a laser?

Caso sejam utilizados aparelhos domésticos de depilação a laser ou o laser seja aplicado sobre regiões de pinta e/ou tatuagens ou peles excessivamente bronzeadas, há riscos de queimaduras e manchas na pele.

É muito perigoso usar o laser em casa, pois a potência usada pode não ser adequada para o tipo de pele da pessoa. Então não adianta um blog contar como foi a experiência com um aparelho doméstico. Afinal, a pele da pessoa que escreveu o relato pode ser diferente da sua. Outro aspecto que vale a pena comentar é que o ideal é fazer a sua depilação a laser em uma clínica que utilize aparelhos permitidos pela Anvisa. Isso é uma maneira de garantir que o aparelho é profissional e que foi testado antes de entrar no mercado. Dica: sempre pergunte no local de depilação, qual é o aparelho usado. Assim você pode conferir se o laser tem permissão da Anvisa.

Com relação às pintas, lembre-se que o alvo do laser é a melanina. Se o laser quebra melanina, pode ocorrer alteração da pigmentação ou clareamento da pinta. O mesmo é válido para áreas com tatuagem. A coloração da tatuagem pode ser modificada pelo laser. Em virtude disso, a depilação a laser não é indicada para áreas com tatuagens ou pintas.

Quais cuidados tomar antes de fazer a depilação a laser?

Confira nossas dicas para evitar os riscos mencionados no tópico anterior:

  • Escolha uma boa clínica. Procure um local com boa infraestrutura, que possua profissionais qualificados para trabalhar com laser.
  • Evite utilizar aparelhos de laser domésticos.
  • Dê preferência para aparelhos com sistema de resfriamento. Aqui na TopLaser utilizamos o laser Alexandrite, que possui sistema de resfriamento com gás criogênio. Além disso, o laser Alexandrite possui registro na Anvisa e também da FDA (Food and Drug Administration), um órgão dos EUA, extremamente sério e respeitado no mundo.
  • É essencial passar por uma avaliação antes de fazer a depilação a laser, para saber qual é o seu tipo de pele e se você pode realizar o procedimento.

Que tal fazer a sua avaliação aqui na TopLaser?

Adoraríamos ajudar você a ter mais qualidade de vida, liberdade e conforto. Nossa equipe possui profissionais especializados, habilitados para manipular o laser de forma completamente segura. Afinal, aqui na TopLaser, a sua saúde e bem-estar são a nossa prioridade. Então venha fazer a sua avaliação gratuita e aproveite para experimentar o laser Alexandrite. Você verá que com a depilação a laser é vida é outra!

Para marcar o seu horário, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário que entraremos em contato com você. Venha ser Top!

Quero Agendar Minha Avaliação Gratuita!

 

arrow