Diferença entre Depilação a Laser e Fotodepilação!?

Tempo de leitura: 7 minutos

Seria maravilhoso já nascer sem pelos e ter a liberdade de usar qualquer roupa, em qualquer dia. No entanto, a realidade é que precisamos nos depilar a cada 15 ou 30 dias. Até mesmo os homens estão começando a entrar neste mundo de depilação e, quem começa, não para mais. Você se acostuma a sentir a pele lisinha e a ter aquela sensação de higiene. Estar depilada é realmente muito bom!

Mas chega uma hora que depilar toda vez passa a ser cansativo. Afinal, é preciso cuidar se a depilação está vencida, se o tamanho dos pelos permite usar um vestido, um biquíni e ainda separar um tempo para ir até o local de depilação. Neste caso, uma depilação definitiva pode ser a solução certa para você. E sem dúvidas, a técnica mais eficaz é a depilação a laser. Como algumas vezes, nos perguntam a respeito da fotodepilação, iremos te explicar a diferença.

Qual a diferença dessas técnicas?

Ambas as técnicas utilizam aparelhos que emitem luz, porém, na depilação a laser o aparelho emite continuamente apenas 1 comprimento de onda, ou seja, uma luz de uma cor só e específica. Já na fotodepilação ou luz pulsada, é emitida uma luz formada por diferentes comprimentos de onda a cada disparo (pulso), isto é, uma luz formada por cores diferentes (azul, verde, amarela, vermelha), sem nenhuma especificação. Essa evolução tecnológica do laser é que faz toda a diferença em relação aos resultados e durabilidade na eliminação do pelo.

A luz do aparelho de depilação a laser atinge a pele a ser tratada, mas não danifica áreas vizinhas porque o alvo é a melanina. Este pigmento é responsável por dar a coloração escura de cabelos, pele, pelos e cor dos olhos. Na base do pelo, chamada de bulbo piloso, se encontram os melanócitos (células que produzem melanina) e as células germinativas, que se multiplicam e se queratinizam para formar o pelo.

O objetivo de ambas as técnicas é destruir as células germinativas que formam o pelo, para evitar o seu crescimento e nascimento. Quando a luz é absorvida pela melanina no bulbo piloso, a energia da luz é transformada em energia térmica.

Como se trata de uma temperatura relativamente alta, este efeito térmico se espalha pelo bulbo, destruindo as células germinativas. Então, alguns dias após a sessão, os pelos começam a cair.

Como somente o laser é específico para a melanina, ele consegue destruir por completo esse bulbo, já a fotodepilação, por ser inespecífica, consegue apenas enfraquecer o bulbo. Em vista disso, o laser de fato elimina o pelo e, na maioria das vezes, a fotodepilação somente afina o pelo.

Outro detalhe que ajuda a concentrar o efeito térmico apenas no bulbo é que a pessoa deve raspar o pelo antes de fazer a sessão, pois assim, apenas a raiz do pelo irá receber a luz do tratamento estético.

Quantidade de sessões para eliminar a raiz dos pelos

Na depilação a laser, é sugerido realizar 10 sessões, a fim de garantir a eliminação de 85% a quase 100% dos pelos. Na fotodepilação, por a energia do equipamento não conseguir destruir a raiz, será necessário inúmeras sessões, não sendo possível calcular a real quantidade.

Durante o tratamento, uma sessão de depilação a laser é realizada a cada 30 a 60 dias. Já as sessões de fotodepilação precisam ser realizadas em um intervalo menor, dentro de 21 a 40 dias. Este intervalo entre cada sessão tenta seguir o ciclo de crescimento do pelo. O ideal é que a luz (seja laser ou fotodepilação) atinja o pelo quando ele estiver em crescimento (fase anágena), que é uma fase em que as células germinativas estão presentes no folículo piloso.

No entanto, vale a pena lembrar que, por ser mais eficaz, a depilação a laser mostra resultados rapidamente, conseguindo eliminar os pelos com um número menor de sessões, quando comparada com a fotodepilação.

Diferença da intensidade da dor em cada procedimento

A questão da dor é bem pessoal. Além de haver diferentes graus de sensibilidade, a dor também pode variar de acordo com a região tratada. Então não há como dizer qual técnica dói menos, já que as respostas são diferentes para diferentes pessoas.

Mas podemos esclarecer um aspecto sobre a depilação a laser. Como a técnica utiliza uma luz com potência maior, a princípio, ela atinge temperaturas mais altas que a fotodepilação. E a fim de evitar a dor e reduzir qualquer tipo de desconforto, aqui na TopLaser, usamos o Laser Alexandrite. Este equipamento libera gás criogênio, que causa resfriamento no local onde é aplicado. Dessa maneira, o gás anestesia e protege a pele. Logo em seguida, o laser é disparado para destruir as células germinativas que formam os pelos. Isso garante um resultado eficaz, com o mínimo de incômodo doloroso.

Diferença no preço

A depilação a laser tem um custo final menor que a fotodepilação ou luz pulsada. Isto se deve ao fato de que o equipamento de depilação a laser é mais potente e necessita de um número bem menor de sessões para eliminação dos pelos.

Resultado

O resultado pode variar de acordo com:

  • o tipo de pele
  • espessura e cor dos pelos
  • fatores hormonais
  • região a ser tratada

No que diz respeito à duração, a depilação a laser dura mais tempo, cerca de 2 a 5 anos. Já a fotodepilação dura entre 4 meses a 2 anos.

A eficácia da depilação a laser se deve principalmente ao fato de utilizar um único comprimento de onda, que é absorvido pela melanina. Já na fotodepilação, como a luz contém diferentes comprimentos de onda, nem todas as ondas são absorvidas pela melanina. A melanina é capaz de absorver comprimentos de onda do espectro da luz visível, ou seja, aproximadamente de 350 nm a 750 nm. Então parte da luz pulsada é “perdida”, não sendo capaz de atingir as células germinativas dos pelos. Isso não acontece com o laser, porque a emissão da luz é contínua e de um único comprimento que a melanina consegue absorver.

Quanto aos efeitos colaterais, a fotodepilação pode deixar os pelos mais finos e não eliminá-los completamente. O problema disso é que quanto mais finos os pelos, mais difíceis de serem eliminados em uma depilação. Este efeito não é encontrado na depilação a laser.

Agora você já sabe porque a TopLaser escolheu o Laser Alexandrite para fazer o tratamento de eliminação dos pelos e garantir a satisfação dos nossos pacientes. E se você está curiosa para saber se a depilação a laser é indicada para o seu tipo de pele, clique no botão abaixo e venha fazer uma avaliação com a nossa equipe TopLaser. Estamos ansiosos para ajudar você a ter uma pele lisinha e livre de pelos!

Quero Agendar Minha Avaliação Gratuita!