O que é depilação a laser? Dicas fundamentais para quem ainda não fez

Tempo de leitura: 7 minutos

Por acaso você precisa fazer depilação íntima com cera todo mês? Ou você se corta e leva um tempão fazendo a barba? E os pelos encravados, são um problema constante? Se este for o seu caso, a depilação a laser é a solução para você! Esta técnica super eficiente pode ser usada tanto na pele de mulheres quanto de homens. Imagine ficar anos sem depilar, com a pele livre de pelos? Pois isso é possível com o laser.

Além de liberdade e qualidade de vida, existem outros benefícios, como depilar sem escurecer a pele, que discutimos em outro artigo. Mas se você nunca fez depilação a laser, talvez você queira mais informações antes de começar o seu tratamento. Diante disso, preparamos este artigo especialmente para tirar as principais dúvidas sobre a depilação a laser. Confira a seguir.

O que é e como é feita a depilação a laser?

A depilação a laser é uma técnica moderna de depilação que utiliza laser para eliminar as células responsáveis pelo crescimento dos pelos. Na raiz do pelo, existe melanina e células germinativas, as quais fazem o pelo crescer. O laser é um tipo de luz com comprimento de onda específico para atingir a melanina.

Quando a melanina é atingida pelo laser, ocorre um aumento de temperatura na raíz que mata as células germinativas e, assim, o pelo não nasce mais. Na hora da sessão, os pelos não caem imediatamente. Podem levar alguns dias para cair, mas quando isso acontece, eles não nascem novamente, pois não há mais células germinativas.

Tipos de laser que existem e qual é o melhor?

Dentre os diferentes equipamentos de disparo de laser, podemos dividi-los em 2 dois tipos: sem resfriamento e com resfriamento.

Aparelhos sem resfriamento

Embora sejam bons para eliminar os pelos, equipamentos de laser como LightSheer e Soprano, não possuem sistema de resfriamento. Isso significa que o laser aquece a pele de tal maneira que se torna doloroso. É comum também que as sessões sejam longas para que a aplicação do laser seja mais suportável.

Aparelhos com resfriamento

Neste grupo está o famoso laser Alexandrite, que usamos em todas as sessões realizadas aqui na Toplaser. Testes indicam que ele é 133% mais eficaz que outros equipamentos, pois a melanina absorve melhor o comprimento de onda usado pelo laser Alexandrite (755 nm). E isso não é tudo! O laser Alexandrite vem acompanhado de um sistema de resfriamento. Alguns segundos antes de disparar o laser, o aparelho libera gás criogênio, que resfria e protege a pele contra o aquecimento. Dessa forma, o melhor da atualidade é o laser Alexandrite.

Depilação a laser dói?

A dor é uma questão bem pessoal. Então o comparativo que podemos citar é que a depilação com o laser Alexandrite dói muito menos que a depilação a cera, devido ao sistema de resfriamento que nosso aparelho possui. Como a sessão é bastante rápida, o desconforto sentido é tolerado super bem. O melhor é que a cada sessão, você terá menos pelo e, assim, menos incômodo ainda.

Quantos aos homens, a experiência relatada por nossos clientes é uma sensação de ardor, um desconforto que ocorre apenas no momento do disparo do laser e que depois de poucos segundos, já não é mais sentido.

Considerando que cada pessoa tem um grau de sensibilidade à dor, convidamos você a fazer um laser teste gratuito na Toplaser. Assim você poderá experimentar o laser e tirar a dúvida se o tratamento é confortável para a sua pele.

Quem pode fazer? Existe contraindicação?

Tanto homens quanto mulheres e até adolescentes (com o consentimento dos pais) podem fazer a depilação a laser.

No entanto, há casos específicos em que não recomendamos a depilação a laser, tais como:

  • gestantes
  • em regiões do corpo onde a pele estiver ferida ou infeccionada
  • pessoas com pelos brancos (a melanina é o alvo do laser, então nesta situação o laser não teria nenhum alvo, já que os pelos brancos são desprovidos do pigmento melanina)
  • em áreas do corpo com tatuagens (pois o laser poderia atingir os pigmentos da tatuagem, causando leves queimaduras ou diminuindo as cores da tatuagem)
Informação importante!

Por se tratar da sua pele, é essencial que você procure profissionais habilitados para trabalhar com a depilação a laser. Os aparelhos de disparo exigem treinamento específico, então não é em todo lugar que você vai encontrar pessoas preparadas para fazer um bom tratamento. E para te ajudar a escolher empresas confiáveis, temos duas dicas:

  1. Um local confiável possui profissionais especialistas em depilação a laser e que farão a avaliação da sua pele antes de iniciar o tratamento. A avaliação é necessária para saber se o laser pode ser aplicado na sua pele, qual será o intervalo entre as sessões, enfim, passar todas as informações importantes sobre aquela região que você escolheu eliminar os pelos.
  2. É ideal que você escolha um local com ótima infraestrutura, um ambiente confortável e que tenha limpeza e organização adequados. Que a empresa te forneça um contrato de prestação de serviços e que te passe confiança e segurança para o adequado tratamento por você escolhido. Nós da Toplaser, mantemos esforços diários para atender a todas estas expectativas.

Por qual região devo começar?

Indicamos primeiramente passar por uma avaliação para entender como funcionará em detalhes, o tratamento de depilação a laser. Então você poderá fazer um laser teste e experimentar a sensação do disparo. Temos certeza que você ficará muito tranquilo e confiante com o tratamento que estamos te oferecendo.

Neste caso, você poderá fazer qualquer região do corpo que tenha pelos incômodos, exceto as sobrancelhas (devido à proximidade com os olhos). Começar por uma região ou por fazer o “corpo todo” é uma decisão sua. E é importante lembrar que quanto mais grosso e escuro for o seu pelo, melhor será o resultado da depilação a laser.

Quantas aplicações são necessárias para acabar com o pelo?

Para eliminar as células germinativas, presentes na raiz do pelo, é preciso que o pelo esteja crescendo, fase chamada de anágena. Mas a questão é que nem todos os pelos estão na mesma fase durante a sessão. Alguns estão crescendo, alguns já caíram (fase telógena) e outros já terminaram de crescer e ainda não caíram (fase catágena). Como consequência, nem todos os pelos serão eliminados em uma única sessão.

É por isso que sempre indicamos um total de 10 sessões, para que possamos eliminar de 85% a 100% dos pelos. Assim, a cada nova sessão temos a chance de atingir mais pelos, que não estavam na fase anágena na sessão anterior.

O que não fazer antes do procedimento de depilação a laser?

Para garantir a saúde da sua pele, indicamos os seguintes cuidados antes de fazer a sua sessão de depilação a laser:

  • Não depile com cera nem utilize pinça. (Estes métodos retiram a raiz do pelo, que contém a melanina e as células germinativas, que precisam ser eliminadas pelo laser. Portanto, sem raiz, o laser ficaria sem alvo.)
  • Não exponha sua pele ao sol sem o uso do protetor solar FPS 30 ou mais.
    Venha fazer a sua avaliação e laser teste na Toplaser!

Queremos convidar você para conhecer a depilação a laser! Agenda a sua avaliação aqui na Toplaser e aproveite para fazer um laser teste completamente gratuito! Para marcar o seu horário, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário que entraremos em contato com você! Venha ser Top!

Quero Agendar Minha Avaliação Gratuita!

 

arrow